Turismo

«(…) A Freguesia de Santo Estêvão fica situada na denominada Zona Alentejana da antiga província do Ribatejo. É uma área bastante mais vasta  do que a Zona Ribatejana e faz parte do planalto alentejano de solo pliocénico, mais ou menos árido e pouco acidentado. “São terras de areia e de argila, umas vezes soltas, outras vezes barrentas e compactas, em que o seixo rolado aparece de mistura.” (…)»

Quem visita esta Freguesia não pode deixar de apreciar todos os campos que a rodeiam, por onde passeiam ovelhas, touros, cavalos… outros animais aqui criados… e também muitos animais selvagens... onde encontrará os arrozais, os sobreiros… tudo em estado selvagem!

Pode mesmo ser surpreendido pelos campinos que, de barrete na cabeça, conduzem o gado campo fora!

Olhando para céu, poderá ver as cegonhas. Donas de uma beleza rara, estas aves são uma parte de cada um de nós.

Poderá perder-se e encontrar-se por entre montes e vales; por entre terrenos de montado e de pinhal.

As estradas de campo guiam-nos pelos diversos empreendimentos turísticos nascidos nos últimos anos. As “quintas” respiram a tranquilidade desta região.

A beleza natural deste território atinge todo o seu esplendor quando a ela se associam os eventos equestres (saltos de obstáculos, competição de atrelagem, e jogos de pólo) o esqui aquático (na barragem do Zambujeiro), os passeios de cicloturismo pelos diversos trilhos existentes, ou até mesmo os passeios pedestres.

As localidades de Santo Estêvão e Foros de Almada fazem-nos sempre voltar. Toda a sua beleza natural e rural, o seu povo acolhedor, as suas tradições, a sua oferta turística e a sua gastronomia bem ribatejana, ficam para sempre gravadas na memória dos seus visitantes.